O modo de abençoar os filhos de Israel
Números 6.22-27
Introdução
Abençoar é dar ou lançar a bênção. Dispensar graciosamente favores espirituais e materiais tendo como motivo um amor desinteressado e sacrificial. É assim que o Dicionário Teológico (CPAD) define o termo. Nesta sua obra, o pastor Claudionor Corrêa de Andrade, ainda diz que "a bênção tem como base a promessa; e como garantia, os pactos e alianças".
I - A participação do homem e de Deus
Como seres humanos, podemos apenas impetrar a bênção. Cabe a Deus, porém, chancelá-la e concedê-la aos que confiam em suas promessas.
II - A bênção no Antigo Testamento
No Antigo Testamento, o ato de abençoar tinha caráter profético e irrevogável. Um exemplo disso é a bênção que Isaque lançou sobre Jacó. Embora o patriarca pensasse estar abençoando a Esaú, nao pôde retirá-la de JAcó, porque fora impetrada de maneira profética (Gn 27.34-46).
III - Bênçãos bíblicas
Na Bíblia, há duas bênçãos litúrgicas:
A) A bênção sacerdotal (Nm 6.22-27).
Nesses versículos, podemos ver o que significa abençoar alguém. Na bênção sacerdotal, há cinco expectativas dos israelitas em relação a Deus:
1. Ele iria abençoá-los e protegê-los;
2. Se alegraria deles;
3. Seria misericordioso e compassivo;
4. Demonstraria seu favor para com eles, em sinal da sua aprovação;
5. Lhes daria a paz.
Ao pedir que Deus abençoasse as pessoas, você pede que Ele cumpra para com elas essas cinco expectativas. A bênção não ajuda apenas a bendizer a pessoa, mas também demonstra amor, cuidado e encoraja-a.
B) A bênção apostólica (2 Co 13.13).
Na Bíblia de Estudo Pentecostal, lemos o seguinte comentário: "A bênção impetrada por Paulo dá testemunho da crença na Trindade, mantida pela igreja do Novo Testamento. Paulo ora para que os coríntios tenham contínuamente a experiência da graça de Cristo, isto é, da sua presença, poder, misericórdia e consolo; do amor paternal de Deus, com todas as suas bênçãos e da comunhão cada vez mais profunda com o Espírito Santo. Sendo essa tríplice bênção sempre presente em nossa vida, nossa salvação está garantida".
Conclusão
O crente deve empenhar-se em abençoar os seus parentes, vizinhos, amigos, e até inimigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário