Esdras Pessoa

Minha foto
Radialista, fez "Radialismo em Rádio e Televisão" (DRT-PE 2606) no CEFET-PE. Produziu e apresentou diversos programas na Rádio Boas Novas AM, do Recife, durante oito anos. Teve rápida passagem pela Rádio Nova Canaã FM de Palmares e pela Rádio Plenitude FM do Recife. Cursou o TTI - Técnico em Transações Imobiliárias pela INTERFACE, trabalhou dois anos na Imobiliária Paulo Miranda e continua ainda hoje no mercado imobiliário do Recife. Presbítero da Assembléia de Deus em Pernambuco, igreja da qual faz parte desde o berço, congrega na Área 35.

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Estudo Bíblico 2

Timóteo em quatro tempos

2 Tm 1.5




Introdução

Timóteo, inequivocamente, é um exemplo de jovem cristão. É uma das personagens bíblicas que mais inspiram a vida dos jovens, e dos crentes em geral. Gostaria de destacar quatro tempos distintos de sua vida.

I - O tempo de sua geração
Todos nós somos obra das mãos de Deus (Sl 139.14-16) e não é difícil acreditar que, como aconteceu com Jeremias (Jr 1.5), ainda no ventre de sua mãe, Timóteo já havia sido escolhido para cumprir uma missão específica. Deus o havia escolhido para ser um grande agente do Seu Reino aqui na terra.

II - O tempo em que recebeu as primeiras instruções bíblicas

Apesar de viver num lar dividido (At 16.1), Timóteo pôde receber em casa os ensinamentos bíblicos que o tornaríam num fiel servo de Deus. Timóteo foi instruído na Palavra de Deus ainda menino por sua avó Lóide e por sua mãe Eunice (2 Tm 1.5; 3.14-15). Ele assimilou toda a verdade da salvação e sua fé foi reconhecida e elogiada pelos irmãos de Listra e Icônio (At 16.2).

III - O tempo da decisão

Como todo jovem educado na igreja, Timóteo teve a oportunidade de fazer a sua opção. Salvação não é imposição. Salvação é escolha. E ele escolheu. Ele podia optar entre continuar seguindo Jesus ou deixá-lo e ir para o mundo. Ele preferiu Jesus. Entre o caminho do céu e do inferno, ele quis o caminho do céu.

IV - O tempo de ser usado por Deus

Quando Paulo estava por fazer a sua segunda grande viagem missionária o encontrou e o convidou para que fosse um de seus companheiros (At 16.3). Timóteo tornou-se num grande
instrumento de Deus na terra. Ainda jovem foi incumbido de pastorear a igreja de Éfeso. Éfeso era a cidade onde se encontrava o templo da deusa Diana (Artemis em grego). Timóteo pastoreou a igreja nessa cidade até o ano 96, quando foi martirizado.

Conclusão

O Senhor também quer te usar. Todo o seu esforço, toda a sua dedicação redundará em bênçãos para a vida de sua família, igreja, etc. Como Timóteo, entregue-se a Deus. Permita que Ele se utilize de você, dos seus talentos. Você jamais saberá o quanto as dimensões do resultado de seu trabalho.

Nenhum comentário: