Esdras Pessoa

Minha foto
Radialista, fez "Radialismo em Rádio e Televisão" (DRT-PE 2606) no CEFET-PE. Produziu e apresentou diversos programas na Rádio Boas Novas AM, do Recife, durante oito anos. Teve rápida passagem pela Rádio Nova Canaã FM de Palmares e pela Rádio Plenitude FM do Recife. Cursou o TTI - Técnico em Transações Imobiliárias pela INTERFACE, trabalhou dois anos na Imobiliária Paulo Miranda e continua ainda hoje no mercado imobiliário do Recife. Presbítero da Assembléia de Deus em Pernambuco, igreja da qual faz parte desde o berço, congrega na Área 35.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Maioria dos estabelecimentos vende álcool para menores

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo mostrou que mais de 80% dos estabelecimentos comerciais vendem bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, mesmo que eles revelem sua idade. Os pesquisadores acompanharam adolescentes de 13 a 17 anos que tentaram comprar bebidas em bares, restaurantes, padarias, supermercados e outras lojas de Paulínia e Diadema, municípios do estado de São Paulo.

Os jovens não mentiram sobre sua idade e, quando questionados, afirmaram que a bebida era para consumo próprio. Em Paulínia, eles conseguiram comprar álcool em 85,2% dos estabelecimentos. O índice foi de 82,4% em Diadema.

Em todos os casos que não conseguiram comprar a bebida, os adolescentes foram questionados sobre sua idade. Mesmo assim, metade dos vendedores que perguntaram a idade dos jovens, venderam o produto após obter a resposta. Após tentarem comprar a bebida, os adolescentes responderam a um questionário dizendo qual idade achavam que os vendedores tinham. Entre os vendedores que tinham idade estimada acima de 30 anos a recusa para se vender álcool foi sete vezes maior do que entre vendedores que aparentavam ter menos de 30 anos. Os comerciantes do sexo masculino também facilitaram mais a venda do que as mulheres.

Só para lembrar, a venda de bebidas alcoólicas no Brasil é proibida para menores de 18 anos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei das Contravenções Penais.

2 comentários:

Eline Pessoa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eline Pessoa disse...

Isso é uma vergonha! Como diria o Boris Casoy... é triste, mas essa é a nossa realidade! Só Deus pode mudar esse país!