Esdras Pessoa

Minha foto
Radialista, fez "Radialismo em Rádio e Televisão" (DRT-PE 2606) no CEFET-PE. Produziu e apresentou diversos programas na Rádio Boas Novas AM, do Recife, durante oito anos. Teve rápida passagem pela Rádio Nova Canaã FM de Palmares e pela Rádio Plenitude FM do Recife. Cursou o TTI - Técnico em Transações Imobiliárias pela INTERFACE, trabalhou dois anos na Imobiliária Paulo Miranda e continua ainda hoje no mercado imobiliário do Recife. Presbítero da Assembléia de Deus em Pernambuco, igreja da qual faz parte desde o berço, congrega na Área 35.

sábado, 29 de setembro de 2007

Mulheres não se sentem discriminadas no ambiente de trabalho

Pesquisa realizada pelo LIDEM - Grupo de Mulheres Líderes Empresariais, com 32 grandes empresas, apontou que as executivas do alto escalão não se sentem discriminadas no ambiente de trabalho. O evento reuniu executivas de empresas como Accenture, Banco Real, BOVESPA, FIESP, FULL JAZZ, HP, HSBC, Magazine Luiza, Nivea, Ponto Frio, Telefônica, Ticket Serviços e UPS.

A pesquisa ouviu 60 mulheres presentes ao workshop Sustentabilidade: Negócios e Comunicação na Berlinda. Segundo 22% das convidadas, o maior desafio é conciliar vida pessoal e profissional, o que, muitas vezes, acaba por restringir desenvolvimento da carreira profissional. Já na opinião de 19%, os critérios de promoção privilegiam os homens nas empresas.

Presidido por Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels, o LIDEM - Grupo de Mulheres Líderes Empresariais, tem como objetivos promover o debate em torno da gestão feminina, identificar formas para valorizar a presença de mulheres em cargos diretivos e destacar a liderança feminina como diferencial para transformar empresas e entidades.

Atualmente, o LIDEM é formado por 42 empresas nacionais e multinacionais, totalizando 56 executivas. O comitê executivo reúne Chieko Aoki, Érica Custódio, VP LIDEM e do SAS, e mais cinco executivas: Angélica Armentano Lima, VP da DPZ; Cecília Duarte, diretora do LIDE; Evelyse Britto, diretora geral grupo LVMH Perfumes e Cosméticos; Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza; e Sylvia Coutinho, diretora executiva do HSBC.

Para premiar mulheres que se destacam em diversos setores, o LIDEM criou o Prêmio Personalidade Feminina.

Fonte: CDN – Companhia de Notícias

Novo Blog da ACTbr ajuda fumantes a largar o vício

Atendendo a uma importante demanda da saúde pública, a Aliança de Controle do Tabagismo (ACTbr) lançou o blog "Vamos Parar?". É uma ferramenta que interage diretamente com fumantes dispostos a deixar o vício, com ex-fumantes desejosos de reforçar sua decisão e ainda com não-fumantes que possam contribuir com dicas ou apoio aos dependentes do cigarro.

O blog, no ar desde 20 de setembro de 2007, é atualizado diariamente com informações, links e orientações de especialistas. Acessando, é possível conhecer campanhas antitabagismo e entender como o ato de fumar se torna um vício. Além disso, os fumantes poderão conhecer um pouco mais de si mesmos, compreendendo as particularidades da dependência e, assim, descobrindo os métodos certos para abandonar definitivamente o tabaco.

Visite http://blog.actbr.org.br e dê suas contribuições com comentários e perguntas.

A ACTbr

A Aliança de Controle do Tabagismo é uma instituição não governamental composta por organizações da sociedade civil, associações médicas, comunidades científicas, ativistas e todos os interessados em acabar com a epidemia tabagista. Saiba mais em http://www.actbr.org.br/.

Fonte: Acontece Comunicação e Notícias

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Chegada da Primavera exige cuidados com os olhos

Especialista alerta que a estação das flores pode prejudicar a visão e dá dicas para ter olhos saudáveis o ano todo.

Cidade grande é sinônimo de progresso, poluição, trânsito intenso e muito trabalho com horas em frente ao computador. Soma-se a isso um dia de sol forte para se ter o cenário ideal para prejudicar o órgão que funciona como uma janela para o mundo: os olhos. "Nos grandes centros, temos excesso de poluentes no ar que acabam irritando os olhos, deixando-os vermelhos e causando aquela sensação da presença de grãos de areia, coceira e até casos de alergia", explica o Dr. Alfredo Tranjan, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e especialista em oftalmologia pela Associação Médica Brasileira.

Pequenas mudanças no dia-a-dia podem fazer diferença como postura correta ao se sentar, cuidados com iluminação e até uma pausa para quem trabalha muito tempo em frente ao computador. "Pode parecer pouco, mas já ajuda a preservar a saúde dos olhos", analisa Tranjan.

O especialista alerta que a maioria das pessoas se preocupa com os cuidados a serem tomados com os olhos apenas no Verão, por se tratar de um período em que ocorrem muitos casos de conjuntivite. "Os problemas com os olhos não ocorrem somente durante o Verão. Nesse período de final do Inverno e início de Primavera, o pólen das flores fica em evidência fazendo com que aumente os casos alérgicos. Ou seja, temos que ter maior cuidado com esses ambientes, por exemplo", alerta Tranjan.

"O que podemos fazer para evitar as doenças ou pelo menos diminuí-las é manter sempre as mãos bem limpas, evitando levá-las aos olhos. Outra forma de proteção para as pessoas que estão em constante contato com a poluição e com os raios solares, como os motoboys, é utilizar óculos escuros, de preferência àqueles com selo de proteção aos raios ultravioleta, além de utilizar colírios a base de lágrima artificial para lubrificar os olhos. Bom sono, não fumar, diminuir o stress, proteção contra o sol e uma dieta balanceada contendo uma gama de vitaminas e minerais soa elementos essenciais para uma boa visão e para manter os olhos saudáveis em crianças e adultos", finaliza.

Fonte: Fran Press

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Tamiflu pediátrico em cápsulas é aprovado na Europa

A Comissão Européia acaba de aprovar a versão infantil em cápsulas de 30mg e 45mg do antiviral Tamiflu (fosfato de oseltamivir) para crianças a partir de 1 ano de idade. A nova apresentação trará mais comodidade aos pais europeus, que terão uma outra opção para tratar e prevenir a gripe (influenza) em crianças menores - atingidas três vezes mais que os adultos pelo vírus influenza (vírus da gripe). A Europa já contava com Tamiflu na versão pediátrica em suspensão oral e em cápsulas de 75mg para adolescentes e adultos.

De acordo com a dra. Cláudia Gasparian, pediatra e gerente médica da Roche, a novidade será mais um aliado no combate a uma próxima pandemia de gripe. O medicamento tornou-se conhecido por ser indicado pela OMS como mais eficaz no tratamento e profilaxia de surtos de gripe (influenza), inclusive a temida gripe aviária. "O oseltamivir age diretamente no vírus influenza, impedindo que o vírus se espalhe pelo corpo, bloqueando a infecção e prevenindo complicações, com efeitos já nas primeiras 24h de uso", informa a médica. Segundo Gasparian, a gripe (influenza) deve ser levada a sério, uma vez que é associada a muitas complicações, principalmente pneumonias.

Os EUA também já contam com as diferentes apresentações do medicamento, sendo que as cápsulas de 30 e de 45 mg foram aprovadas em julho deste ano. No Brasil, o Tamiflu só é comercializado em cápsulas de 75 mg para pacientes a partir de oito anos de idade. A versão pediátrica em suspensão oral aguarda aprovação da Anvisa.

Reportagem: Marina Franco

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Novo homem

IBOPE traçou o perfil do novo homem e vai apresentar essa pesquisa inédita no próximo dia 03/10 (quarta-feira).

Marque já na sua agenda!

Nessa data você descobrirá o que os outros homens pensam, quais são seus valores e atitudes em relação à vida, como eles se relacionam com o consumo e a quais meios de comunicação estão expostos.

Ih! O que será que vem por aí, hein?

domingo, 23 de setembro de 2007

Chá Branco é ainda mais eficaz no combate à obesidade

Pouco conhecido no Brasil, o chá branco é ainda mais poderoso que o chá verde. É rico em elementos essenciais para o bom funcionamento do organismo e seu consumo frequente é uma arma eficaz contra os quilos extras, pois acelera o metabolismo e ajuda a eliminar a gordura corporal.

O chá branco, que tem o nome botânico Camelia Sinensis, possui grande quantidade de substâncias antioxidantes, tem alta concentração de polifenois, bioflavonóides e catequinas. Contém também ácido fólico, potássio, manganês e vitamina C, K, B1 e B2.

Pode ser menos processado que o chá verde. Sem passar pelo processo de oxidação, suas propriedades ficam mais concentradas e isso acelera mais os benefícios como a queima de gordura do corpo.

O chá branco também é aliado para retardar o envelhecimento, pois tem um ativo importante, o tanino, responsável por baixar o colesterol ruim, que bloqueia as artérias, evitando os problemas como infarto.

Pesquisas feitas em ratos pelo Instituto Linus Pauling da Califónia comprovaram a eficiência do chá em inibir a mutações genéticas, que podem originar o câncer. Isto se deve aos bioflavonóides e catequinas.

Para obter bons resultados, deve-se consumir pelo menos duas vezes ao dia.

Vantagens do Chá Branco:

- Anti-cancerígeno
- Diurético.
- Ação vasodilatadora.
- Diminuição das taxas do LDL (colesterol ruim )
- Antioxidante.

Fonte: Dra. Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br)

sábado, 22 de setembro de 2007

Deputado propõe um Partido da Imprensa, com Jabor na Presidência

O deputado Fernando Ferro (PT-PE), vice-líder do partido na Câmara e membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, fez, na última quarta-feira (19), discurso no Plenário da Casa em que sugeriu a criação de um Partido da Imprensa, no qual Arnaldo Jabor assumiria a Presidência, Miriam Leitão a secretaria geral e Diogo Mainardi a tesouraria. O discurso de Ferro foi motivado pelas reportagens veiculadas na mídia nesta semana sobre a existência de um "mensalão mineiro". Segundo o deputado, a imprensa não deu tratamento igualitário ao tratar dos dois mensalões. "Quando é o caso do Partido dos Trabalhadores, eles falam mensalão do PT. Quando é o caso dos tucanos e do DEM, ex-PFL, chamam genericamente de mensalão mineiro. A imprensa deveria ao menos dar tratamento igual", declarou.

Ferro disse que compreende que a imprensa "não pode assumir postura política de oposição ao Partido dos Trabalhadores", mas que a postura "reflete o embate político" no qual parte da imprensa assumiu a condição de partido político. "Sugiro ao Sr. Arnaldo Jabor que assuma a Presidência desse partido, Míriam Leitão, a Secretaria Geral, Diogo Mainardi, a Tesouraria. Esse povo constituiria um bom partido político", disse.

Reportagem: Cristiane Prizibisczki (Equipe Portal Imprensa)

Inscrições para Festival do Minuto vão até 30 de setembro

Realizado a partir desse ano exclusivamente pela Internet, o Festival do Minuto está com inscrições abertas para o tema "Tempo Livre" até 30 de setembro. As produções devem ter até 60 segundos (incluindo os créditos) e podem ser realizadas em equipamentos como câmera de vídeo, câmera de foto digital, celular, etc. Os três melhores vídeos ganharão R$ 1 mil cada. Os vencedores serão anunciados no dia 16 de outubro, no próprio site do festival (www.festivaldominuto.com.br). Até o fim do ano serão R$ 40 mil concedidos em prêmios.Para outubro, o tema será "Acabou a Gasolina". Os interessados devem enviar seus trabalhos até 19 de outubro.

Fonte: TELA VIVA News

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Mal de Parkinson atinge 200 mil brasileiros

Os principais sintomas da doença são tremores, lentidão, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala.

A doença de Parkinson é um problema que atinge mais de 200 mil brasileiros. Com o crescimento gradual da população na terceira idade – segundo o IBGE são cerca de 30 milhões acima dos 50 anos – este número tende a crescer ainda mais. Mas como combater este mal?
A enfermidade age nas células do cérebro que produzem a substância condutora dos estímulos nervosos, a dopamina. A falta ou diminuição desta substância afeta os movimentos dos pacientes, causando sintomas como tremores, lentidão, rigidez muscular, desequilíbrio, alterações na fala e na escrita. O tremor, apesar de ser o fator que mais leva as pessoas a procurarem o médico, é o menos preocupante deles. A doença não é hereditária, nem contagiosa, no entanto, é crônica, progressiva e não há teste diagnóstico, por isso a necessidade de ficar atento aos sintomas.

A cura ainda não é conhecida, mas a doença pode e deve ser tratada, não apenas no combate aos sintomas, como também pelo retardamento do seu progresso. Existem diversos tipos de tratamento. A substância Levodopa ainda é a mais utilizada para amenizar os efeitos da doença. O Prolopa® (Levodopa + Benserazida), produzido pela Roche, atua no cérebro e se transforma em dopamina, substância responsável pelo movimento, que melhora significativamente os sintomas e aumenta a qualidade de vida do paciente.

Reportagem: Beatriz Teixeira

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Record News entra no ar apostando no sinal aberto

A Rede Record lançou, nessa terça-feira, o Record News, primeiro canal brasileiro que transmitirá 24 horas de notícias em TV aberta. A programação entra no ar no dia 27 de setembro, às 20h, com entrevista exclusiva do presidente Lula. Foram investidos US$ 7 milhões até agora, em equipamentos, infra-estrutura e transmissores; a previsão é de faturar R$ 100 milhões já no primeiro ano de operação, segundo o vice-presidente comercial, Walter Zagari.

A programação contará com telejornais nacionais e regionais, programas de entrevistas, de variedades e esportivos, além de documentários. "Teremos 80% de produção própria e 20% de conteúdo proveniente de agências internacionais", explica o diretor de Jornalismo, Douglas Tavolaro.

Equipe

Serão contratados 250 profissionais para o Record News e os mil jornalistas da rede em todo o Brasil também produzirão conteúdo para o canal. Segundo o presidente da Record, Alexandre Raposo, ainda não é possível estimar o investimento em pessoal, pois a equipe não está completa. "Ainda temos alguns contratos para fechar, mas pretendemos definir tudo até segunda-feira", afirmou.

Por meio do contrato de parceria, a Rede Record terá o compromisso de fornecer o conteúdo do Record News e a Rede Mulher ficará responsável pela distribuição em seus canais. A transmissão será feita nos canais UHF do grupo e, portanto, estará nas operações de cabo das cidades onde o canal UHF estiver outorgado como geradora, já que pela Lei do Cabo, toda operadora é obrigada a levar o sinal das geradoras abertas locais.

Porém, a Record não é geradora no UHF de São Paulo, o que não obrigaria a Net, por exemplo, a transmitir o Record News na capital. A rede está em negociação com a emissora, mas segundo uma fonte próxima à Record, o canal provavelmente não será transmitido. A mesma fonte afirma que a Record está em fase de conversas com a Telefônica, que deverá transmitir o novo canal. Segundo Alexandre Raposo, a Record não tem como prioridade transmitir via cabo, já que "o mercado de parabólicas abrange 12 milhões de antenas, número bastante significativo".

Concorrência

Questionado sobre a disputa com canais como Globo News e Band News, o diretor de jornalismo da Record apontou algumas características que podem diferenciar o canal, além do fato de ser transmitido em canal aberto. "Os outros canais são apáticos e têm programação insossa. O Record News será um canal vibrante e com alguns programas inéditos em canais de notícias, como telejornais regionais, um jornal dedicado a notícias internacionais e outro voltado exclusivamente às condições do tempo", afirmou Douglas Tavolaro.

Reportagem: Fernanda Montano (Equipe TELA VIVA News)

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Como educar sem usar a violência

A obra se propõe a aumentar o conhecimento e a compreensão dos adultos em relação às crianças sob sua responsabilidade, estimulando uma nova postura na qual não há espaço para os castigos violentos. Dora Lorch usa a psicologia para falar de birra, medo, mentira, vergonha e brincadeira e apresenta um singelo manual de boas maneiras – para pais e educadores.

Que pai ou educador nunca sentiu que os verbos "educar" e "estressar" às vezes parecem sinônimos? Quando é preciso lidar com uma criança ocasionalmente, tudo é diversão. Difícil é ser responsável por sua educação no dia-a-dia. Muitos pais e educadores, ao deparar com um ataque de mau humor infantil, perdem a cabeça e partem para a agressão física, por considerarem que a criança faz aquilo só para desafiá-los. No livro Como educar sem usar a violência (168 pp., R$ 33,90, Summus Editorial), Dora Lorch, psicóloga experiente e dotada de incrível bom senso, trata dessa questão, mostrando que é possível educar sem perder a paciência.

Dora parte do princípio de que para lidar com crianças é preciso compreendê-las, saber o que se pode esperar delas, o que faz parte do seu desenvolvimento. A idéia é que, de posse desses conhecimentos, o adulto consiga escolher a forma mais adequada de agir e seja bem-sucedido na tarefa cotidiana de educar sem recorrer a qualquer tipo de violência, física ou verbal.

Reportagem: Ana Paula Alencar

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Produtores independentes querem espaço interno

Luiz Antônio Silveira, da ABPTI-TV (associação de produtores independentes de televisão) disse que "no Brasil há uma das TVs abertas mais fechadas no mundo" e que a produção independente só começou a existir no país com a TV por assinatura. "O primeiro movimento da produção independente brasileira foi para o mercado internacional, porque aqui não havia mercado: as TVs abertas têm o controle das licenças de distribuição e ainda produzem 100% do que consomem, e isso limita o mercado". Ele citou ainda o caso americano, em que a regulamentação prevê cotas de produção independente nos canais abertos.

Fonte: TELA VIVA News

British Council organiza encontro para discutir mudanças climáticas e ações comunitárias em recife dia 20

Este será o primeiro de uma série de Cafés Scientifiques sobre mudanças climáticas. Os participantes do dia 20 darão continuidade ao debate em mais dois encontros que terão a participação da Rússia, da Índia e da Escócia

No próximo dia 20 de setembro, cerca de 35 pernambucanos irão se reunir no British Council de Recife para a primeira de uma série de três encontros dentro do programa Café Scientifique, organizado no Brasil pela instituição britânica. O primeiro Café acontece em Recife com a participação do doutor em Sociologia Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Gustavo Costa Lima.

Para participar do encontro ao vivo em Recife, basta se inscrever pelo e-mail recife@britishcouncil.org.br ou pelo telefone (81) 2101-7500.

As vagas são limitadas. Quem não puder estar presente pode assistir o debate pelo site do British Council (www.britishcouncil.org.br) com transmissão ao vivo.

Reportagem: Betina Moura

sábado, 15 de setembro de 2007

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e publicado na revista Genoma Biology, descobriu que genes ligados ao sistema imunológico e a inflamações dos tecidos podem ser mais ativos em pessoas isoladas socialmente.

Os cientistas analisaram 14 voluntários e avaliaram seu nível de interação social por meio de um sistema de pontos. Em seguida, examinaram a atividade genética presente nos glóbulos brancos dos participantes.

Ao avaliar os resultados, os estudiosos observaram que vários genes ligados à produção de inflamações foram mais ativos entre os voluntários "solitários".

Os estudiosos ainda observaram que outros genes, considerados importantes na luta contra os vírus e relacionados à produção de anticorpos, foram, por sua vez, menos ativos entre os participantes isolados socialmente. Para Steven Cole, líder da pesquisa, o estudo mostra como "o isolamento social pode causar um impacto biológico ao afetar alguns de nossos processos internos mais importantes".

O médico destacou que as diferenças encontradas entre as cargas genéticas dos voluntários solitários e as dos não-solitários estavam ligadas somente "ao sentimento de isolamento que sentiam" e não a outros fatores, como idade, riqueza ou saúde. De acordo com os pesquisadores, a qualidade, e não a quantidade das amizades, é o que importa.

Fonte: Equipe Elnet

TVs

O total de domicílios com televisões continua avançando e atinge quase a totalidade das residências em todas as regiões. Em 2006, as TVs estavam em 93% (50,8 milhões) dos domicílios. Em 2005, esse índice era de 91,4%. O percentual mais baixo em 2006 foi registrado na região Norte, com 85% dos lares pesquisados declarando a existência de, pelo menos, um aparelho de televisão. Novamente, a região Sudeste está à frente, com 96,8% dos domicílios equipados com TVs. A presença dos rádios nas residências se manteve em 88% entre um ano e outro.

Fonte: TELA VIVA News

Viva 2008!

Os vereadores de Jaboatão aprovaram proposta do vereador Neco que amplia o tempo de licença-maternidade das servidoras municipais de 120 para 180 dias.

Fonte: Repórter JC, Jornal do Comércio de 15 de setembro de 2007

Conversa Afiada

"Quem perdeu"

O ex-global Paulo Henrique Amorim escreveu no seu site "Conversa Afiada" que o grande derrotado com a absolvição de Renan não foi o PSDB nem o DEM e sim a chamada "grande imprensa", que trabalhou incansavelmente para cassá-lo.


Fonte: Pinga Fogo, Jornal do Comércio de 14 de setembro de 2007

Mérito à parte

Do deputado Sílvio Costa (PMN) sobre a absolvição de Renan Calheiros:

"Sem entrar no mérito das denúncias, deve-se tirar o chapéu para este cidadão. Que bicho corajoso e macho! Lutou contra tudo e contra todos e se salvou".

Fonte: Pinga Fogo, Jornal do Comércio de 14 de setembro de 2007

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

“3:16”, da Thomas Nelson Brasil, teve lançamento simultâneo no Brasil e nos Estados Unidos neste 11 de setembro

Nesta obra, Max Lucado, o principal autor americano no segmento de livros de inspiração, com 70 títulos publicados e mais de 50 milhões de exemplares vendidos, faz uma análise profunda da famosa passagem bíblica. "3:16 – A mensagem de Deus para a vida eterna" é um lançamento da Thomas Nelson Brasil e está disponível na Expocristã e na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, além de ser encontrado nas principais livrarias do país.

A obra analisa profundamente uma das mais famosas e citadas passagens bíblicas ("Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna") e terá a maior tiragem da história da Thomas Nelson.

Conciso o suficiente para ser escrito em um guardanapo ou memorizado em um instante, mas sólido o bastante para suportar dois mil anos, o trecho bíblico, segundo Lucado, é a síntese da missão de Cristo na terra. "Ele ama; ele doa. Nós cremos; nós vivemos. Essas são as grandes ações de Cristo na História. Essas são as questões fundamentais de João 3:16".

De acordo com o autor, este é um dos mais importantes versículos da Bíblia e por isso mereceu um livro todo dedicado a ele. "João 3:16 fornece uma espécie de sumário de ensinamentos cristãos fundamentais. Cada palavra é como uma referência a determinada doutrina essencial do cristianismo", conta Lucado, que já morou no Rio de Janeiro.

Sobre a cidade, ele conta uma passagem no livro. Confessando ser um pouco desnorteado quando tinha de ir da zona norte à zona sul, disse que se guiava pela estátua do Cristo Redentor.

"Eu tinha uma salvação. Jesus. Literalmente, Jesus. Quando estava perdido, muitas vezes o procurei. Assim como um marinheiro procura terra firme, eu procurava a estátua, olhando por linhas telefônicas e os telhados das casas na tentativa de achar o rosto familiar. Encontrá-lo era o mesmo que saber onde eu estava".

O livro reserva, no final, 40 devocionais para o dia-a-dia de seus leitores. São mensagens compiladas pela cantora popular Terri Gibbis que narram, em ordem cronológica e de forma simples e direta, os episódios da vida, morte e ressurreição de Cristo.

Reportagem: Maria Fernanda Rodrigues

sábado, 8 de setembro de 2007

23 de setembro: início da primavera

Há cinco anos, o dia 23 de setembro não é mais somente o início da primavera: é o Dia Nacional do Sorvete, data instituída pela ABIS – Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes. Essa celebração marca o início das temperaturas mais quentes do ano no país, época que normalmente é mais acentuado o consumo de sorvetes: entre setembro e março o consumo é 70% dos mais de 500 milhões de litros produzidos pelas empresas nacionais.

Mesmo sendo um país tropical, o Brasil ainda tem números modestos se comparado com outros países, com um consumo per capita de três litros, menos de um quarto do consumo de alguns países nórdicos. Por causa disso, a ABIS tem se empenhado pra modificar essa realidade. “Os brasileiros são educados a acreditar que tomar sorvete no inverno faz mal, provoca gripes e resfriados. É uma idéia falsa. O produto é necessário à dieta diária e deve ser consumido o ano todo, pois antes de tudo é um alimento completo”, afirma Eduardo Weisberg, presidente da ABIS.

Hoje, os produtos à base de leite são apontados como ingredientes funcionais, com grandes benefícios à saúde. Os sorvetes podem chegar a atingir 135mg/100g de cálcio, o que os coloca numa posição privilegiada, principalmente para as pessoas que por hábito, gosto ou intolerância à lactose, não ingerem alimentos lácteos na quantidade necessária.

O cálcio é um mineral essencial para a saúde de dentes e ossos e seu consumo, através da dieta e particularmente através do leite e derivados, é importante durante a infância e a adolescência, fases em que ocorrem os maiores ganhos de massa óssea. Nos demais períodos, como a vida adulta e a maturidade, a dieta desempenhará um papel importante que proporciona um balanço adequado do mineral no organismo, conseqüentemente mantendo a estrutura óssea adquirida nas fases anteriores.

Em termos médios, o consumo de 100g de sorvete contribui com cerca de 8 a 16% da dose diária recomendada de cálcio. “É um alimento completo, pois contém proteínas, açúcares, gordura vegetal e/ou animal, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais em uma nutrição balanceada”, diz Weisberg.

O valor calórico dos sorvetes depende da sua composição, ou seja, das matérias-primas utilizadas para sua fabricação. Um sorvete produzido com ovos ou leite fornecerá uma maior quantidade de proteína e gordura comparativamente a um sorvete que utiliza água. A ABIS tem um quadro comparativo dos dados calóricos de alguns produtos: enquanto 100 gramas de sorvete de creme possuem 208 calorias, a mesma medida de pão francês tem 269 calorias; de queijo minas, 336 calorias, e de arroz, 382 calorias.

Além do valor nutricional, os médicos recomendam sorvetes para pacientes em processo de recuperação pós-operatório de cirurgias no nariz (adenóide), garganta (amídalas), cirurgias bucais ou dentárias devido a sua ação anestésica local.

Os sorvetes também possuem outras características benéficas à saúde. Sua maior popularidade está no fato de associar prazer, conveniência, sabor, aspectos nutritivos e benefícios à saúde em uma boa medida. Em termos de conveniência e variedade, tem para todos os gostos e necessidades. A riqueza da sua composição faz do sorvete um alimento diferenciado.

Reportagem: Thais Martins

Thomas Nelson Brasil lança livro sobre liderança dedicado a jovens, mas fundamental para todo líder em formação

Dedicado aos jovens latino-americanos, O Líder Vencedor - Como os exemplos do rei Davi podem transformá-lo em um líder campeão, de John Vereecken, é uma ferramenta prática que auxilia os jovens a alcançar o objetivo de se tornar um líder de sucesso. Norte-americano radicado no México, Vereecken é fundador da Lidere (www.lidere.com.br), organização que tem como missão criar uma nova cultura de liderança na América Latina. O lançamento é da Thomas Nelson Brasil.

"A leitura leve traz lições que, quando colocadas em prática, ajudarão qualquer jovem a alcançar o seu potencial máximo na vida", explica Marcos Witt, responsável pelo prefácio do livro, ao lado de John C. Maxwell, considerado o maior especialista em liderança do mundo.

Para Maxwell, O líder vencedor foi escrito para jovens, mas ele acredita que os princípios nele apresentados são fundamentais na vida de qualquer pessoa que deseja ser um líder eficaz nesta geração.

"Através das experiências, das vitórias e até mesmo dos erros de um jovem chamado Davi, John nos ajuda a conhecer os pontos cruciais para a conquista do objetivo de ser um líder campeão", comenta Maxwell, autor que já vendeu mais de 12 milhões de exemplares de seus livros. No Brasil, O líder vencedor ganhou a tradução de Ana Carla Lacerda.

Vereecken defende que para ser um líder, o jovem, ao contrário da maioria das pessoas que apenas passeia pela vida por 60, 70 anos sem chegar a lugar algum, sabe desde cedo qual o seu destino, elabora um plano e passa o resto da vida caminhando para isso.

O autor fala ainda dos exemplos e diz que os líderes em formação precisam de outros, mais afirmativos, para incentiva-los a continuar adiante. "Na minha juventude, tive líderes que me ajudaram a acreditar que, apesar dos meus erros, eu poderia fazer alguma coisa na vida. Precisamos manter uma mentalidade de afirmação sobre esses jovens. É preciso deixá-los falhar, mas ainda assim é preciso continuar acreditando neles", defende Vereecken.

PRINCÍPIOS

A partir da vida do personagem bíblico Davi, o autor traça sete princípios que podem levar o jovem aos seus objetivos. "Enfoco os sete princípios cruciais na vida do jovem Davi que o levaram a ser esse campeão que conhecemos hoje", argumenta o autor. O primeiro deles, o "Princípio do Começo" se refere ao entendimento de sua própria identidade. "Este preceito constitui o firmamento sobre o qual todas as outras coisas serão construídas", afirma Vereecken.
O segundo princípio, o da "Amizade" preconiza que o líder tem outros líderes como companheiros. "Nossos amigos exercem uma grande influência em nossas vidas. Mais do que isso, as qualidades de uma pessoa são conhecidas pelos tipos de amizades que ela escolhe", argumenta o autor. Na seqüência da tese de Vereecken, ele apresenta o "Princípio da Multiplicação" que diz respeito à partilha da liderança. Para ilustrar este princípio, o autor usa o exemplo de Cristo: "Ele separou doze homens e em pouco tempo mudou a história da humanidade, a ponto de dividi-la em antes e depois dele".

A idéia de que os líderes vivem apaixonados e zelam pelo cumprimento do seu sonho resume o quarto princípio, o da "Paixão". "Seja qual for a motivação, o fato é que, quando há paixão, nos esforçamos por fazer diferença em relação ao objeto de nossa paixão", argumenta Vereecken. O autor defende, no quinto princípio, que a pessoa com quem se casa determina o nível de influência do líder. Assim, Vereecken sugere, no "Princípio da Escolha do Cônjuge", que os jovens não tenham medo de se casar: "Duas pessoas que se servem mutuamente e servem a outros também possuem a marca de autenticidade de um casal genuíno que irá impactar sua geração. Um casamento pode ajudá-lo a influenciar ou diminuir seu nível de influência".

No "Princípio da Obediência", o sexto na tese de Vereecken, o autor defende que a liderança nasce e cresce na obediência e fidelidade a Deus e ao seu plano para o líder. "Se há uma coisa que se destaca durante a juventude de Davi é a sua obediência a Deus e o seu longo processo de desenvolvimento em direção a grandes conquistas", exemplifica o autor. O sétimo e último princípio de Vereecken, o da "Necessidade", reflete sobre as coisas de que um jovem precisa para se tornar um líder. "Todo líder precisa de amigos, um mentor, uma causa e de Deus", sintetiza o autor.

JOHN VEREECKEN

John Vereecken é norte-americano radicado no México. É fundador da Lidere (www.lidere.com.br), organização que tem como missão criar uma nova cultura de liderança na América Latina. A Lidere possui uma aliança estratégica com o consultor e escritor John C. Maxwell, reconhecido como a maior autoridade internacional na área de liderança e autor de vários livros de sucesso.

Reportagem: Maria Fernanda Rodrigues

Empresários de Recife participam de missão internacional promovida pela Amcham

Consolidando posição nacional de entidade que atua na promoção do comércio internacional, a Amcham-Recife (Câmara Americana de Comércio) promoverá em novembro uma missão empresarial para a Medica, maior feira mundial de medicina, cuja 38ª edição acontece em Düsseldorf, na Alemanha, entre os dias 15 e 18 de novembro. Interessados em mais informações sobre a missão devem entrar em contato com a Amcham pelo telefone (81) 2101-7450, ou e-mail renata.collier@amchambrasil.com.br.

A escolha da feira alemã como próximo destino de uma missão internacional da Amcham se dá justamente por ser a maior feira médico-hospitalar do mundo, com um espaço para exposição de 117.000 m², 2.000 m² maior que a edição passada. Mais de 4.200 expositores são esperados para fazer parte da Medica 2007, de países como Holanda, Turquia, Itália, Polônia e Dinamarca, representando a Europa; Brasil e Argentina, como principais participantes da América do Sul; e Malásia, Índia, China e Hong Kong, do continente asiático.

A edição deste ano da Medica vai reunir 19 pavilhões, que serão divididos por setores, como tecnologias médicas, laboratórios tecnológicos e de disgnóstico, remédios, tecnologias para fisioterapia e ortopedia, fornecimentos médicos, tecnologia da informação e comunicação na medicina, móveis para hospitais e laboratórios, entre outros. Além disso, os participantes poderão comparecer a COPAMED, importante congresso do setor que ocorre simultaneamente à Feira. Este ano, a programação conta com um total de 200 seminários e workshops, envolvendo mais de 600 palestrantes renomados internacionalmente. O foco dos temas em 2007 será: cardiologia, oncologia, disfunção metabólica, controle de dor, assim como temas neurológicos (infarto, depressão e demência).

Com a missão a Medica 2007, está será a terceira ação internacional na área hospitalar promovida pela Amcham-Recife. A primeira foi para a Feira Medica de Miami, em agosto de 2006; e a segunda, para a Arab Health de Dubai, em janeiro de 2007. Ambas com um resultado bastante positivo para os participantes e que contribuíram para consolidar o Pólo Médico-Hospitalar de Recife.

O pólo médico recifense surgiu no final dos anos 70 e início dos anos 80 do movimento espontâneo de um grupo de médicos que se juntou para instalar as suas clínicas na Ilha do Leite. Em seguida, começaram a surgir os hospitais privados, clínicas, laboratórios e centro de diagnósticos, somando investimentos estimados em R$ 200 milhões. Atualmente, é o segundo pólo médico do Brasil, depois de São Paulo, sendo referência nacional no que diz respeito à qualidade, modernidade e avanço tecnológico.

Além disso, esse setor emprega 120 mil pessoas, das quais 72 mil estão na Região Metropolitana do Recife (RMR). Seu crescimento estimulou o surgimento de outras atividades complementares que vão desde a indústria farmacêutica, comércio varejista de artigos médicos, ortopédicos e produtos farmacêuticos, comércio atacadista de medicamentos e serviços de plano de saúde, até a produção de softwares e formação de recursos humanos e de pesquisas.

Reportagem: Eduarado Tavares

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Pastilha efervescente trata água em 20 minutos

Nada mais restaurador do que chegar no camping após uma trilha e se refrescar com uma água fresca da bica, ou mesmo de um rio, durante a caminhada. Porém, esta água pode estar contaminada com microorganismos nocivos à saúde. Para prevenir o contágio, a HidroAll do Brasil coloca no mercado uma versão do Hidrosan Plus especialmente desenvolvida para estas ocasiões.

O Hidrosan Plus é um comprimido efervescente à base de sanificante orgânico utilizado na prevenção de doenças transmitidas pela água. O produto proporciona dosagens precisas de sanificante sem deixar resíduos. Com uma pastilha de Hidrosan Água Potável, é possível tratar 10 litros de água. Basta colocar a pastilha no recipiente a ser tratado e aguardar 20 minutos, antes de consumir a água.

“Além da desinfecção da água para consumo, o Hidrosan Plus tem outras aplicações podendo ser utilizado na higienização de frutas, hortaliças e utensílios. Basta adequar a dosagem e o modo de utilizar para cada aplicação”, explica Edilene Cotrim, da HidroAll do Brasil.

Fonte: Alfapress Comunicações

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Brasileiros têm novo tratamento para hipertensão

A partir deste mês, os brasileiros podem contar com um novo aliado no combate à hipertensão arterial. O Diovan Amlo™ FIX, que combina em um único comprimido dois dos anti-hipertensivos mais receitados no tratamento da doença (valsartana e anlodipino), traz maior eficácia, além de aumentar a comodidade e a adesão dos pacientes ao tratamento. Desenvolvido pela Novartis, o medicamento será lançado durante o 62º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que acontece entre os dias 7 e 11 de setembro, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo.

A notícia chega no momento em que a comunidade médica faz um importante alerta. De acordo com estudo publicado na última edição da revista científica The Lancet, o maior desafio no controle da pressão arterial é a adesão dos pacientes ao tratamento. “Estima-se que entre 60 e 70% dos hipertensos necessitem de dois ou mais medicamentos para controlar a doença”, afirma o cardiologista e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Dr. Willie Oigman.

Segundo o estudo, os pacientes abandonam o tratamento acreditando estarem curados. “Isso acontece mesmo nos países onde os anti-hipertensivos são distribuídos gratuitamente, o que reforça a questão de que o problema é a conscientização da população”, alerta o professor. Ele afirma que, ao contrário do que as pessoas acreditam, a hipertensão é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. “Por isso, é importante o desenvolvimento de novas formas terapêuticas que melhorem a adesão”, diz.

Outro desafio constatado pelos médicos é que geralmente os pacientes hipertensos são portadores de outras doenças, como diabetes, colesterol alto e obesidade, o que faz com que precisem tomar uma série de remédios. “A experiência que temos é que quanto menos medicamentos o paciente toma, menos doente ele se sente e adere melhor ao tratamento”, afirma Dr. Willie. O Diovan Amlo™ FIX entra justamente nesse contexto, diminuindo a administração diária de um comprimido.

“Com o novo medicamento, o paciente tomará apenas um comprimido com duas substâncias que têm mecanismos de ação sinérgicos, proporcionando alta eficácia anti-hipertensiva e proteção cardiovascular”, comenta o gerente médico da Novartis, Dr. Abrão Abuhab. O Diovan Amlo™ FIX é indicado para aqueles pacientes que, mesmo em tratamento, não conseguiram controlar sua pressão arterial.

A hipertensão atinge 30 milhões de brasileiros, sendo considerada um importante fator de risco cardiovascular e a principal causa de morte no mundo. Em extenso programa de estudos clínicos, o Diovan Amlo™ FIX proporcionou alta potência anti-hipertensiva (reduzindo em até 43 mm Hg a pressão arterial), ajudando 90% pacientes a atingir as metas de tratamento.

Reportagem: Gabriela Domingues

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Computação forense desvenda segredos digitais

Espionagem industrial, fraudes contra a administração pública ou privada, invasão de sistemas, ameaças feitas via Internet ou mesmo quebra de privacidade de dados são apenas algumas das novas ameaças que a disseminação da informática e da Internet trouxeram ao cotidiano dos grandes centros. À medida que estas ameaças aumentam e se tornam mais elaboradas, profissionais de tecnologia da informação se deparam com uma grande dificuldade: como solucionar crimes cometidos em um ambiente tão complexo? A resposta está em uma das áreas da informática conhecida como computação forense.

Introduzido no Brasil há pouco tempo, este segmento reúne fabricantes e profissionais especializados na realização de exames em equipamentos de informática em busca de evidências e provas de crimes das mais diversas naturezas. As novas soluções para o setor, assim como a apresentação de cases na área de computação forense, estão entre os destaques da 16ª edição do CNASI – Congresso Nacional de Auditoria de Sistemas, Segurança da Informação e Governança, que acontece em São Paulo entre os dias 18 e 20 de setembro.

Vulnerabilidades

A utilização de soluções de segurança como forma de prevenção às ameaças, atualmente, tem sido item prioritário entre empresas dos mais diversos portes. No entanto, a existência de vulnerabilidades nestes aplicativos fez com que a utilização da perícia forense tivesse seu uso bastante disseminado nos últimos anos. “Se houver uma falha na segurança, por exemplo, a empresa precisa estabelecer os procedimentos para aquisição, preservação, análise e documentação de provas computacionais, como conteúdo em discos rígidos e mídias de backup, que serão processadas e armazenadas”, explica Giovani Thibau Christófaro, diretor comercial da Tech Biz Forense Diginal, empresa especializada na comercialização de soluções para o segmento e uma das participantes do CNASI.

Fonte: Trama Comunicação