Dedicado aos jovens latino-americanos, O Líder Vencedor - Como os exemplos do rei Davi podem transformá-lo em um líder campeão, de John Vereecken, é uma ferramenta prática que auxilia os jovens a alcançar o objetivo de se tornar um líder de sucesso. Norte-americano radicado no México, Vereecken é fundador da Lidere (www.lidere.com.br), organização que tem como missão criar uma nova cultura de liderança na América Latina. O lançamento é da Thomas Nelson Brasil.
"A leitura leve traz lições que, quando colocadas em prática, ajudarão qualquer jovem a alcançar o seu potencial máximo na vida", explica Marcos Witt, responsável pelo prefácio do livro, ao lado de John C. Maxwell, considerado o maior especialista em liderança do mundo.
Para Maxwell, O líder vencedor foi escrito para jovens, mas ele acredita que os princípios nele apresentados são fundamentais na vida de qualquer pessoa que deseja ser um líder eficaz nesta geração.
"Através das experiências, das vitórias e até mesmo dos erros de um jovem chamado Davi, John nos ajuda a conhecer os pontos cruciais para a conquista do objetivo de ser um líder campeão", comenta Maxwell, autor que já vendeu mais de 12 milhões de exemplares de seus livros. No Brasil, O líder vencedor ganhou a tradução de Ana Carla Lacerda.
Vereecken defende que para ser um líder, o jovem, ao contrário da maioria das pessoas que apenas passeia pela vida por 60, 70 anos sem chegar a lugar algum, sabe desde cedo qual o seu destino, elabora um plano e passa o resto da vida caminhando para isso.
O autor fala ainda dos exemplos e diz que os líderes em formação precisam de outros, mais afirmativos, para incentiva-los a continuar adiante. "Na minha juventude, tive líderes que me ajudaram a acreditar que, apesar dos meus erros, eu poderia fazer alguma coisa na vida. Precisamos manter uma mentalidade de afirmação sobre esses jovens. É preciso deixá-los falhar, mas ainda assim é preciso continuar acreditando neles", defende Vereecken.
PRINCÍPIOS
A partir da vida do personagem bíblico Davi, o autor traça sete princípios que podem levar o jovem aos seus objetivos. "Enfoco os sete princípios cruciais na vida do jovem Davi que o levaram a ser esse campeão que conhecemos hoje", argumenta o autor. O primeiro deles, o "Princípio do Começo" se refere ao entendimento de sua própria identidade. "Este preceito constitui o firmamento sobre o qual todas as outras coisas serão construídas", afirma Vereecken.
O segundo princípio, o da "Amizade" preconiza que o líder tem outros líderes como companheiros. "Nossos amigos exercem uma grande influência em nossas vidas. Mais do que isso, as qualidades de uma pessoa são conhecidas pelos tipos de amizades que ela escolhe", argumenta o autor. Na seqüência da tese de Vereecken, ele apresenta o "Princípio da Multiplicação" que diz respeito à partilha da liderança. Para ilustrar este princípio, o autor usa o exemplo de Cristo: "Ele separou doze homens e em pouco tempo mudou a história da humanidade, a ponto de dividi-la em antes e depois dele".
A idéia de que os líderes vivem apaixonados e zelam pelo cumprimento do seu sonho resume o quarto princípio, o da "Paixão". "Seja qual for a motivação, o fato é que, quando há paixão, nos esforçamos por fazer diferença em relação ao objeto de nossa paixão", argumenta Vereecken. O autor defende, no quinto princípio, que a pessoa com quem se casa determina o nível de influência do líder. Assim, Vereecken sugere, no "Princípio da Escolha do Cônjuge", que os jovens não tenham medo de se casar: "Duas pessoas que se servem mutuamente e servem a outros também possuem a marca de autenticidade de um casal genuíno que irá impactar sua geração. Um casamento pode ajudá-lo a influenciar ou diminuir seu nível de influência".
No "Princípio da Obediência", o sexto na tese de Vereecken, o autor defende que a liderança nasce e cresce na obediência e fidelidade a Deus e ao seu plano para o líder. "Se há uma coisa que se destaca durante a juventude de Davi é a sua obediência a Deus e o seu longo processo de desenvolvimento em direção a grandes conquistas", exemplifica o autor. O sétimo e último princípio de Vereecken, o da "Necessidade", reflete sobre as coisas de que um jovem precisa para se tornar um líder. "Todo líder precisa de amigos, um mentor, uma causa e de Deus", sintetiza o autor.
JOHN VEREECKEN
John Vereecken é norte-americano radicado no México. É fundador da Lidere (www.lidere.com.br), organização que tem como missão criar uma nova cultura de liderança na América Latina. A Lidere possui uma aliança estratégica com o consultor e escritor John C. Maxwell, reconhecido como a maior autoridade internacional na área de liderança e autor de vários livros de sucesso.
Reportagem: Maria Fernanda Rodrigues
Esdras Pessoa
- PERFIL
- Radialista, fez "Radialismo em Rádio e Televisão" (DRT-PE 2606) no CEFET-PE. Produziu e apresentou diversos programas na Rádio Boas Novas AM, do Recife, durante oito anos. Teve rápida passagem pela Rádio Nova Canaã FM de Palmares e pela Rádio Plenitude FM do Recife. Cursou o TTI - Técnico em Transações Imobiliárias pela INTERFACE, trabalhou dois anos na Imobiliária Paulo Miranda e continua ainda hoje no mercado imobiliário do Recife. Presbítero da Assembléia de Deus em Pernambuco, igreja da qual faz parte desde o berço, congrega na Área 35.
Nenhum comentário:
Postar um comentário