Esdras Pessoa

Minha foto
Radialista, fez "Radialismo em Rádio e Televisão" (DRT-PE 2606) no CEFET-PE. Produziu e apresentou diversos programas na Rádio Boas Novas AM, do Recife, durante oito anos. Teve rápida passagem pela Rádio Nova Canaã FM de Palmares e pela Rádio Plenitude FM do Recife. Cursou o TTI - Técnico em Transações Imobiliárias pela INTERFACE, trabalhou dois anos na Imobiliária Paulo Miranda e continua ainda hoje no mercado imobiliário do Recife. Presbítero da Assembléia de Deus em Pernambuco, igreja da qual faz parte desde o berço, congrega na Área 35.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Tamiflu pediátrico em cápsulas é aprovado na Europa

A Comissão Européia acaba de aprovar a versão infantil em cápsulas de 30mg e 45mg do antiviral Tamiflu (fosfato de oseltamivir) para crianças a partir de 1 ano de idade. A nova apresentação trará mais comodidade aos pais europeus, que terão uma outra opção para tratar e prevenir a gripe (influenza) em crianças menores - atingidas três vezes mais que os adultos pelo vírus influenza (vírus da gripe). A Europa já contava com Tamiflu na versão pediátrica em suspensão oral e em cápsulas de 75mg para adolescentes e adultos.

De acordo com a dra. Cláudia Gasparian, pediatra e gerente médica da Roche, a novidade será mais um aliado no combate a uma próxima pandemia de gripe. O medicamento tornou-se conhecido por ser indicado pela OMS como mais eficaz no tratamento e profilaxia de surtos de gripe (influenza), inclusive a temida gripe aviária. "O oseltamivir age diretamente no vírus influenza, impedindo que o vírus se espalhe pelo corpo, bloqueando a infecção e prevenindo complicações, com efeitos já nas primeiras 24h de uso", informa a médica. Segundo Gasparian, a gripe (influenza) deve ser levada a sério, uma vez que é associada a muitas complicações, principalmente pneumonias.

Os EUA também já contam com as diferentes apresentações do medicamento, sendo que as cápsulas de 30 e de 45 mg foram aprovadas em julho deste ano. No Brasil, o Tamiflu só é comercializado em cápsulas de 75 mg para pacientes a partir de oito anos de idade. A versão pediátrica em suspensão oral aguarda aprovação da Anvisa.

Reportagem: Marina Franco

Nenhum comentário: