A partir deste mês, os brasileiros podem contar com um novo aliado no combate à hipertensão arterial. O Diovan Amlo™ FIX, que combina em um único comprimido dois dos anti-hipertensivos mais receitados no tratamento da doença (valsartana e anlodipino), traz maior eficácia, além de aumentar a comodidade e a adesão dos pacientes ao tratamento. Desenvolvido pela Novartis, o medicamento será lançado durante o 62º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que acontece entre os dias 7 e 11 de setembro, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo.
A notícia chega no momento em que a comunidade médica faz um importante alerta. De acordo com estudo publicado na última edição da revista científica The Lancet, o maior desafio no controle da pressão arterial é a adesão dos pacientes ao tratamento. “Estima-se que entre 60 e 70% dos hipertensos necessitem de dois ou mais medicamentos para controlar a doença”, afirma o cardiologista e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Dr. Willie Oigman.
Segundo o estudo, os pacientes abandonam o tratamento acreditando estarem curados. “Isso acontece mesmo nos países onde os anti-hipertensivos são distribuídos gratuitamente, o que reforça a questão de que o problema é a conscientização da população”, alerta o professor. Ele afirma que, ao contrário do que as pessoas acreditam, a hipertensão é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. “Por isso, é importante o desenvolvimento de novas formas terapêuticas que melhorem a adesão”, diz.
Outro desafio constatado pelos médicos é que geralmente os pacientes hipertensos são portadores de outras doenças, como diabetes, colesterol alto e obesidade, o que faz com que precisem tomar uma série de remédios. “A experiência que temos é que quanto menos medicamentos o paciente toma, menos doente ele se sente e adere melhor ao tratamento”, afirma Dr. Willie. O Diovan Amlo™ FIX entra justamente nesse contexto, diminuindo a administração diária de um comprimido.
“Com o novo medicamento, o paciente tomará apenas um comprimido com duas substâncias que têm mecanismos de ação sinérgicos, proporcionando alta eficácia anti-hipertensiva e proteção cardiovascular”, comenta o gerente médico da Novartis, Dr. Abrão Abuhab. O Diovan Amlo™ FIX é indicado para aqueles pacientes que, mesmo em tratamento, não conseguiram controlar sua pressão arterial.
A hipertensão atinge 30 milhões de brasileiros, sendo considerada um importante fator de risco cardiovascular e a principal causa de morte no mundo. Em extenso programa de estudos clínicos, o Diovan Amlo™ FIX proporcionou alta potência anti-hipertensiva (reduzindo em até 43 mm Hg a pressão arterial), ajudando 90% pacientes a atingir as metas de tratamento.
Reportagem: Gabriela Domingues
Esdras Pessoa
- PERFIL
- Radialista, fez "Radialismo em Rádio e Televisão" (DRT-PE 2606) no CEFET-PE. Produziu e apresentou diversos programas na Rádio Boas Novas AM, do Recife, durante oito anos. Teve rápida passagem pela Rádio Nova Canaã FM de Palmares e pela Rádio Plenitude FM do Recife. Cursou o TTI - Técnico em Transações Imobiliárias pela INTERFACE, trabalhou dois anos na Imobiliária Paulo Miranda e continua ainda hoje no mercado imobiliário do Recife. Presbítero da Assembléia de Deus em Pernambuco, igreja da qual faz parte desde o berço, congrega na Área 35.
Um comentário:
Até que enfim uma notícia boa não é???????
Postar um comentário