Esdras Pessoa

Minha foto
Radialista, fez "Radialismo em Rádio e Televisão" (DRT-PE 2606) no CEFET-PE. Produziu e apresentou diversos programas na Rádio Boas Novas AM, do Recife, durante oito anos. Teve rápida passagem pela Rádio Nova Canaã FM de Palmares e pela Rádio Plenitude FM do Recife. Cursou o TTI - Técnico em Transações Imobiliárias pela INTERFACE, trabalhou dois anos na Imobiliária Paulo Miranda e continua ainda hoje no mercado imobiliário do Recife. Presbítero da Assembléia de Deus em Pernambuco, igreja da qual faz parte desde o berço, congrega na Área 35.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

25 de outubro é o Dia Internacional do Macarrão

O Brasil é o terceiro maior produtor de massas do mundo, com 1.066 milhões de toneladas fabricadas em 2006. Talvez seja porque é o país que tem mais italianos depois da Itália: só a cidade de São Paulo concentra quatro milhões deles. Além de ser um prato tradicional nos almoços de domingo e nas famosas cantinas, vários restaurantes renomados integraram massa em seus cardápios.

Para comemorar esse alimento que é praticamente unânime na mesa do brasileiro, foi criado em 1995, o Dia Internacional do Macarrão, durante o I Congresso Mundial da Pasta, que reuniu os principais fabricantes de massa do mundo, em Roma, na Itália.

A verdadeira história do macarrão tem várias versões. Polêmicas à parte, em 1295, o macarrão embarcou com o mercador veneziano Marco Polo que deixava a China rumo à sua terra natal. Há indícios de que o produto chegou à Itália por volta de 400 a .C. e foram os italianos que criaram o hábito de comer massa e de usar tomates para o preparo dos molhos.

Segundo José dos Santos dos Reis, presidente do Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado de São Paulo – SIMABESP/ANIB, o consumo per capita anual, que em 2006 foi de 5,8 quilos, pode crescer pelo menos 2,2 quilos num período de 10 anos, chegando a um consumo anual per capita de oito quilos. No quesito consumo o Brasil perde para a Itália (28 kgs/hab), Venezuela (12 kg/hab) e Estados Unidos (9 kg/hab).

Ele acredita, porém, que ‘ainda temos espaço para crescer mais e as redes de fast food e o mercado de refeições fora de casa têm contribuído em divulgar diversos sabores e tipos de massas, além de mostrar que não está mais restrita aos almoços familiares de domingo ou às quintas-feiras".

O mercado de massas está distribuído da seguinte forma: 85,5%, massas secas; 10%, instantâneas; 4,5%, frescas. A categoria que vem mais crescendo nos últimos anos é a de massas instantâneas, que em 2006 teve um acréscimo de 8% na sua produção. Entre as massas secas, a preferência dos consumidores recai nas feitas com sêmola; entre as frescas, as preferidas são as sem recheio. E quanto às instantâneas, o mais consumido é o macarrão comum.

Reportagem: Thais Martins

4 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a minha foto com Dany!!!!


Beijos!!!!!!

Daan Domingues disse...

Esdras....
Amei a fotu...
Ficou linda...
A corda e a caneca....
kkkkk
Ei eu naum gosto de macarrao naum
=/
Qd he o dia do Arroz?
Keria saber...
:(
kkkk

Besiitos

Anônimo disse...

HUMMM!! MACARRÃO É UM DE MEUS PRATOS PREFERIDOS, SE BEM Q O Q MAIS DIFERENCIA É O MOLHO. SÓ DE FALAR DÁ ÁGUA NA BOCA RSRSRSRSRSR. ABRAÇO.

Anônimo disse...

HUMMM!! MACARRÃO É UM DE MEUS PRATOS PREFERIDOS, SE BEM Q O Q MAIS DIFERENCIA É O MOLHO. SÓ DE FALAR DÁ ÁGUA NA BOCA RSRSRSRSRSR. ABRAÇO.