Esdras Pessoa

Minha foto
Radialista, fez "Radialismo em Rádio e Televisão" (DRT-PE 2606) no CEFET-PE. Produziu e apresentou diversos programas na Rádio Boas Novas AM, do Recife, durante oito anos. Teve rápida passagem pela Rádio Nova Canaã FM de Palmares e pela Rádio Plenitude FM do Recife. Cursou o TTI - Técnico em Transações Imobiliárias pela INTERFACE, trabalhou dois anos na Imobiliária Paulo Miranda e continua ainda hoje no mercado imobiliário do Recife. Presbítero da Assembléia de Deus em Pernambuco, igreja da qual faz parte desde o berço, congrega na Área 35.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Primavera, aumento da temperatura e... CUPIM!

Esta época do ano é marcada pela chegada da Primavera, o nascimento das flores e o aumento das temperaturas. Todos momentos agradáveis, certo? Nem sempre. Um visitante indesejável costuma tirar o sossego da população nesta época do ano, segundo alerta da APRAG – Associação Paulista dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas. São os siriris, cupins alados, responsáveis pelas revoadas nos finais de tarde.

Além do incômodo, os siriris podem trazer sérios prejuízos à população. Através das revoadas, os insetos invadem residências e prédios comerciais, se instalam, atacam móveis e edificações. "Os cupins são insetos sociais que se alimentam da celulose, substância facilmente encontrada em papel, tecidos e principalmente na madeira. Para se ter uma idéia do prejuízo que podem causar, uma rainha madura (de cupim subterrâneo) coloca cerca de 5 mil ovos por dia", afirma o diretor executivo da APRAG, Sérgio Bocalini.

Segundo o especialista, dos vários tipos de cupins existentes em área urbana, os Cupins Subterrâneos e os Cupins de Madeira Seca são os mais importantes da categoria, pelos prejuízos econômicos que causam, sendo o subterrâneo o mais destrutivo. "O grande erro da população é tentar resolver o problema por conta própria, sem o auxílio de uma empresa especializada. Neste caso, os prejuízos podem ser ainda maiores e o risco para a saúde também, uma vez que os produtos utilizados para o controle de pragas são tóxicos e não devem ser manuseados por qualquer pessoa", comenta Sérgio Bocalini.

A informação é a melhor forma de resolver o problema. No site www.aprag.org.br, o consumidor encontra a lista de empresas associadas e devidamente legalizadas, e em caso de dúvidas, pode consultar a associação através do telefone (11) 3876-4015.

Um comentário:

Unknown disse...

por isso se na sua casa tivi cupim chame uma empresa credenciada para resolver o problema