Esdras Pessoa

Minha foto
Radialista, fez "Radialismo em Rádio e Televisão" (DRT-PE 2606) no CEFET-PE. Produziu e apresentou diversos programas na Rádio Boas Novas AM, do Recife, durante oito anos. Teve rápida passagem pela Rádio Nova Canaã FM de Palmares e pela Rádio Plenitude FM do Recife. Cursou o TTI - Técnico em Transações Imobiliárias pela INTERFACE, trabalhou dois anos na Imobiliária Paulo Miranda e continua ainda hoje no mercado imobiliário do Recife. Presbítero da Assembléia de Deus em Pernambuco, igreja da qual faz parte desde o berço, congrega na Área 35.

sábado, 3 de novembro de 2007

Aprovado projeto de restrição à venda de álcool

Numa votação apertada a Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara Federal, votou favoravelmente o Projeto de Lei 692/07, do Senado, que restringe a venda de álcool para consumo doméstico. É uma vitória da Frente Nacional de Combate aos Acidentes com Álcool de uso doméstico, coordenada pela PRO TESTE Associação de consumidores que mobilizou os consumidores para enviar mensagens aos deputados integrantes da Comissão para votação urgente da matéria. Agora o projeto será discutido na Comissão de Constituição e Justiça.

O projeto atribui à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o controle e a fiscalização sanitária do produto. E legaliza a exigência feita em 2002 pela Anvisa, de que o produto fosse vendido em forma de gel, para aumentar a segurança do consumidor - por ser mais difícil espalhar e oferecer menos risco da explosão por chama na boca da garrafa. A resolução da Anvisa foi derrubada na Justiça por iniciativa da Abraspea. O uso do álcool doméstico ocasiona acidentes graves com queimaduras que vitimam milhares de pessoas anualmente.

Foi aprovado o parecer do relator, deputado Barbosa Neto (PDT-PR), que deu o voto de desempate para a aprovação após empate de dez votos a dez, favorável ao substitutivo que incorpora as restrições à venda de álcool e que também exige a comercialização do produto em forma de gel, além de outras restrições, como: embalagem resistente a impacto, quantidade máxima de 500g, proibição de venda ao consumidor de álcool destinado a testes laboratoriais e proibição de uso de símbolos ou figuras que tornem o produto atrativo para crianças.

Integram a Frente Nacional a PRO TESTE – Associação de Consumidores, a Associação Brasileira de Medicina, a Associação Paulista de Medicina, Sociedade Brasileira de Queimaduras, a ONG Criança Segura, Instituto Alana, OAB-seção SP, Ministério Público de SP – Cenacon, e Ministério da Saúde. A Frente atua em campanha permanente já há mais de um ano. O movimento ganhou mais força após a realização, pela PRO TESTE, de teste comparativo que comprovou o perigo tanto do álcool líquido como do gel.

As principais propostas da Frente, que mantém uma campanha permanente alertando os consumidores para que substituam o álcool na limpeza doméstica por outros tipos de produtos são: a criação de um cadastro nacional com registros de casos de queimaduras por álcool, a revisão com a Anvisa das normas para a venda do produto e a sensibilização do Congresso Nacional para aprovação do projeto de lei 692/2007 que restringe a comercialização do álcool.

Reportagem: Vera Lúcia Ramos

2 comentários:

Eline Pessoa disse...

Será que esse negócio vai funcionar, hein? Tenho lá minhas dúvidas, rsrsrsrsrsrs...

Eline Pessoa disse...

Acho que também poderiam tornar o álcool em forma de gel mais acessível À população de baixa renda, que é a que mais consome e a que mais sofre por causa dos acidentes domésticos, reduzindo o preço.